segunda-feira, setembro 04, 2006

+ novidade: "Bem vindo ao futuro... chegou o Blue-Ray!"

Fonte: UOL Tecnologia


Berlim é cada vez mais especialista em abrigar passado e futuro. Poucos meses após assistir à final da Copa do Mundo, a mesma cidade que reconstruiu sua história no pós-guerra e virou páginas da história com a queda de um muro assiste a outra batalha, talvez menos sangrenta, mas não menos importante: ela vale um mercado de US$ 23,2 bilhões e a coleção de vídeos que você guarda na estante de casa.

O palco para esta batalha é a IFA 2006, maior feira de eletrônicos e tecnologia do mundo, que começa nesta sexta-feira. Os combatentes, os dois formatos de vídeo de alta resolução que vão disputar, nos próximos anos, a preferência (e o bolso) dos consumidores: o Blu-ray e o HD-DVD.

E o Blu-ray saiu da frente. A feira nem mesmo abriu os portões aos visitantes, mas fabricantes como a Philips e os estúdios 20th Century Fox e Warner já tinham adiantado novidades e títulos com a tecnologia em Berlim. Enquanto isso, a empresa que capitaneia o formato HD DVD, a Toshiba, não veio a Berlim nesta edição da IFA para mostrar suas novidades.

Mas apesar de todo o esforço em marketing, a própria indústria reconhece que a velocidade de migração do DVD para o próximo formato não será a mesma com que o VHS virou artigo de colecionador. "O Blu-ray é uma evolução, e não uma revolução [como foi o DVD]", disse Mike Dunn, presidente da de entretenimento doméstico da Fox.

De qualquer forma, a Berlim do futuro trouxe à tona uma disputa do passado, entre fabricantes e empresas de entretenimento que nos últimos 30 anos vêm apostando e perdendo tempo e dinheiro com formatos conflitantes como VHS e Beta, CD e SD etc. Enquanto isso, no Brasil do presente, parece melhor que o usuário espere a adoção de um formato dominante, ou então a chegada de aparelhos capazes de ler ambos. "O tempo e os consumidores dirão qual é o melhor formato", disse Hans Driessen, físico da Philips.

0 comentários: